quinta-feira, 23 de julho de 2015

Actividade Física

Segundo a Organização Mundial de Saúde, “ A saúde é o completo bem estar físico, mental e social e
não apenas a ausência de doenças”. Para atingirmos este objectivo é essencial termos uma rotina de hábitos saudáveis, no qual esta incluído a actividade física regular e orientada. São inúmeros os benefícios que o exercício físico fornece, no entanto destacam-se os seguintes:
  • Previnem doenças cardio-vasculares
  • Previne a Hipertensão Arterial
  • Diminuem o colesterol e triglicerideos
  • Diminuem o açúcar no sangue, prevenindo o aparecimento de Diabetes
  • Diminuem o risco de cancro do intestino
  • Diminuem o risco de cancro da mama
  • Auxiliam na redução do peso
  • Melhoram a função cardio-respiratória
  • Promovem o tonus muscular
  • Beneficiam a função cognitiva
  • Promovem a saúde como um todo
  • Reduzem a gordura abdominal
  • Protegem contra fracturas ósseas e osteoporose
  • Diminuem o risco de cancro do pulmão
  • Diminuem o risco de cancro do endométrio
  • Após os 40 anos perdemos 1% ou mais de massa óssea e muscular por ano, todavia a actividade física previne essa mesma perda
  • Aumentam a densidade óssea
  • Reduzem a ansiedade, depressão e "stress" emocional
  • Melhoram a qualidade do sono
  • Promovem uma subida da auto-estima
Recomenda-se exercitar-se no mínimo 150 minutos por semana, ou seja, 30 minutos 5 vezes na semana ou 50 minutos 3 vezes na semana. Mas, caso a finalidade for a perda de peso, recomenda-se aumentar a actividade física para 300 minutos semanais, ou seja, 60 minutos 5 vezes na semana.
Contudo, para se obter os benefícios da actividade física é fundamental que haja regularidade, sendo também benéfico a realização do exercício  no mesmo horário, pela manhã ou tarde, já que a concretização desta à noite não é recomendada para que não haja perturbações no sono.

Sugestões gerais de atividade física: caminhada, dança, hidroginástica, natação, musculação, pilates, Yoga e Tai Chi Chuan, entre outras..

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Estudo Clínico - Abacate poderá ajudar a combater a Leucemia

Um estudo bastante recente, desenvolvido na Universidade de Waterloo, sugere que um componente presente no abacate poderá ser eficaz no tratamento à leucemia mielóide aguda (LMA), ao atingir as células estaminais desse cancro (Lee et al., 2015). De acordo com o autor do estudo, Paul Spagnuolo, “a célula estaminal é grandemente responsável pelo desenvolvimento da doença e é a razão pela qual tantos pacientes com leucemia têm recidivas“.
A leucemia mielóide aguda é uma doença muito complicada de se travar e de difícil tratamento com origem na medula óssea espalhando-se depois pela corrente sanguínea e por todo o organismo.
Os autores do estudo verificaram que um lípido presente no abacate consegue atingir as células estaminais de cancro deixando as células saudáveis ilesas. Os investigadores isolaram a molécula responsável por esses efeitos, à qual deram o nome de Avocatin B. 
O poder dos compostos do abacate tem sido alvo de estudos em todo o mundo, e por isso, hoje sabe-se que:
  • São ricos em gorduras saudáveis, especialmente ácido oleico, um ácido gordo monoinsaturado. O ácido oleico poderá diminuir o risco de alguns cancros, como o da mama (Menendez et al., 2005).
  • Um abacate por dia pode diminuir o colesterol LDL em indivíduos com excesso de peso e obesidade (Wang et al., 2015).
  • As gorduras presentes nos abacates ajudam na absorção de certos nutrientes como os carotenóides (Unlu et al., 2005).
  • Extrato de abacate protege os efeitos colaterais da quimioterapia em linfócitos humanos (Paul et al., 2011) e inibe o crescimento de células de cancro da próstata (Lu et al., 2005).
fonte: projeto safira

terça-feira, 21 de julho de 2015

O envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele só depende um terço da genética. uma vida saudável e um cuidado
adequado podem retardar o envelhecimento.
O processo de envelhecimento da nossa pele inicia-se entre os 25 e os 30 anos. Começa a diminuir a capacidade de armazenamento de água da pele e esta perde elasticidade e surgem as primeiras pequenas rugas nos ângulos da cara e debaixo dos olhos. Aos 40 anos, a divisão celular começa a abrandar, a camada córnea torna-se mais grossa, pelo que diminui a absorção de oxigénio e o fornecimento de micronutrientes e aparecem manchas da idade.  Não é possível parar, nem travar o relógio e deixar de envelhecer, mas pode atrasar-se o processo. O excesso de exposição ao sol, as substâncias tóxicas e o tabaco aceleram o processo de envelhecimento. Cuide da sua pele de forma regular com produtos específicos para as suas necessidades, evite o stress, alimente-se de forma equilibrada e durma o suficiente.
O uso interno e externo de produtos com substâncias extraídas das sementes da uva e a casca de pinheiro (OPC) denomina-se "a vitamina do anti-envelhecimento". Ajudam a obter uma pele mais lisa, já que se forma colagénio e se absorve mais água.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Leite Creme - Sem açúcar

Ingredientes:

  • 0,5 L de leite
  • 10 colheres de sopa de adoçante cristalizado
  • 2 colheres de chá de maizena
  • baunilha, q.b.
  • 6 gemas de ovos
  • canela, q.b.
Preparação:

Misture a maizena com o adoçante, junte-lhe as gemas batidas com o leite e a baunilha. 
Leve ao lume a engrossar, mexendo sempre, mas sem deixar de ferver.
Coloque em tacinhas e polvilhe com canela.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Como escolher alimentos

O valor nutritivo dos alimentos depende de muitos fatores, como a estação ou da safra em que se encontra. O cheiro, a cor e a textura dos alimentos também vão influenciar o seu valor nutritivo. Todos estes devem ser observados na hora da escolha e da compra. Para evitar qualquer problema e garantir a compra de um produto saudável, deixo algumas orientações básicas:
  • Verifique o prazo de validade e outras informações que são importantes, como ingredientes utilizados, composição nutricional, modo de conservação e de preparo.
  • A embalagem precisa estar perfeita. Não pode estar estufada, enferrujada, amassada ou rasgada.
  • O produto não deve estar com a cor, cheiro ou consistência alteradas.
  • Observe se o local de armazenamento está em boas condições, se as prateleiras estão higienizadas, os refrigeradores ligados e em temperatura adequada.
  • O produtor e/ou indústria devem estar identificados no rótulo, assim como o número de registo do estabelecimento.
  • Se houver qualquer dúvida sobre o uso e conservação do produto, consulte o serviço de orientação ao cliente do local de venda.
  • quinta-feira, 18 de junho de 2015

    A arte de "Bem-Viver"

    Para se viver BEM, é fundamental que exista a eficiência dos 3 pilares que sustentam os seres vivos.

    • Respirar bem;
    A oxigenação de órgãos e tecidos é essencial à manutenção da vida. O bom funcionamento do nosso organismo está dependente do aporte de oxigénio para realizar diversos metabolismos orgânicos e processos de regeneração. Quando existe uma insuficiência respiratória o nosso corpo entra numa falência progressiva, que vai depender do caso clínico, da gravidade e da duração do estado patológico do paciente. Por isso, é essencial reverter, descobrindo a causa que impede o paciente de respirar bem.
    • Comer bem;
    Quando se fala em comer bem, reporta-nos para a QUALIDADE  E NÃO QUANTIDADE! 
    Para otimizar o funcionamento do nosso corpo é fundamental ceder-lhe os nutrientes que este necessita, eliminando tudo aquilo que o prejudica e o enfraquece.

    A influência do que comemos no nosso organismo


    • Dormir bem;
    Esta também não é proporcional com o número de horas que se dorme, ou seja, não significa que dorme bem, muito pelo contrário, todos aqueles que dormem 12 horas. Isto até nos indica que não faz um sono reparador e por isso a necessidade de dormir tantas horas. Durante o sono o nosso corpo executa algumas tarefas, como a produção de determinadas substâncias, que só são produzidas durante o sono profundo e no horário nocturno. Eis um problema para todos os que trabalham por turnos e acabam por descansar durante o dia. Essas substâncias são indispensáveis para o corpo, nomeadamente, para o aumento da imunidade. Já para não falarmos que dormir bem, é uma das medidas fundamentais para o anti-envelhecimento. Por isso, se dorme menos ou mais de 8 horas deve procurar a causa e tratá-la de forma eficiente. Ou se acorda com a sensação que não descansou nada, ou se sente cansaço e fadiga sempre que acorda, é porque o seu sono não é reparador!

    quarta-feira, 17 de junho de 2015

    Dossier de Fitoterapia: ABOBOREIRA

    Nome em latim: Cucurbita pepo L.

    Habitat e distribuição: Originária da América Central e do México, muito cultivada, existindo muitas variedades hortenses;

    Partes utilizadas: Sementes (pevides), privadas da casca;

    Constituintes:
    ·         Sementes: Óleo gordo (35-40%) com glicéridos de ácidos insaturados, fitosteróis livres e combinados (1%), y-tocoferol, proteínas (25-30%), aminoácidos que incluem a cucurbitina, oligoelementos, pectinas (30%);

    Farmacologia e actividade biológica: Anti-inflamatório, vermífugo pela cucurbitina, diurético e emoliente. Admite-se serem principalmente os fitosteróis os responsáveis pela acção anti-inflamatória sobre a próstata, ao reduzirem a conversão da testosterona, na sua forma activa (di-hidrotestosterona) nessa glândula e a sua possível interacção com receptores específicos.    

    Usos etnomédicos e médicos: Muito utilizada no tratamento da bexiga irritável, na fase inicial da hipertrofia benigna prostática e em distúrbios de micção. Para estes casos alguns estudos referem outras variedades mais activas (C. citrullinia Greb. e C. styriaca Greb). Como tenífuga usa-se cada vez menos, embora seja útil quando outros agentes terapêuticos não são eficazes ou quando não seja possível utilizar o feto-macho (problemas hepáticos, gravidez ou em crianças).
    A cucurbitina é o princípio activo que actua principalmente para prevenir a hipertrofia da próstata, bloqueia o aumento de volume desta e a desinflama. O adenoma da próstata (tumor benigno) manifesta-se por dificuldade em urinar, perda de força do jacto de urina, urinar as pinguinhas e frequentemente (polaquiúria), obrigando mesmo a urinar muitas vezes durante a noite e pode ir até á completa impossibilidade de urinar (anúria).


    Principais indicações: Bexiga irritável; Perturbações miccionais associadas a adenoma prostático.

    Contra-indicações: Não são conhecidas.
    Efeitos secundários e toxicidade: Não são conhecidos.
    Precauções: O fármaco alivia as perturbações decorrentes da hipertrofia prostática, mas não reduz edema, pelo que se recomendam controlos médicos periódicos.

    Formas de administração e posologia:

    • ·         Na hipertrofia da próstata: em média 10g de sementes descascadas ou preparação farmacêutica com idêntica quantidade de fármaco, 2 vezes por dia.
    • ·         Como anti-helmíntico (tratamento a parasitas intestinais): 50-100g de sementes, por dia, para adultos, e 30 a 40g por dia, para crianças, de sementes descascadas trituradas e misturadas com mel. Tomar de hora a hora, durante um dia e 3 a 4 horas após a ultima ingestão, administrar um purgante salino ou 2 a 3 colheres de óleo de rícino. Em crianças, administrar durante 4 a 5 dias, antes de tomar um purgante.
    • ·         Emulsão de sementes descascadas: emulsionar em triturador 100g de sementes em 500ml de água. Tomar durante o dia.

    Outras aplicações terapêuticas:
    • ·   SumoTomar uma chávena de sumo 3 vezes ao dia, antes das refeições, é útil no tratamento da artrite; Esmagar 50g de sementes descascadas, juntar um copo de mel e um copo de água e tomar uma colher deste preparado de 2 em 2 horas, ajuda a curar a bronquite;
    •     GravidezMastigar sementes frescas de abóbora alivia os vómitos da mulher grávida;
    •     CataplasmaAplicar abóbora ralada durante uma hora, localmente, nas queimaduras provocadas pelo sol e escoriações; repetir o tratamento várias vezes. Pode-se fazer a cataplasma com as folhas frescas e sementes esmagadas, juntando-lhe água ou leite como emoliente, tem as mesmas indicações.
    •     OtiteAplicar sobre a região do ouvido as flores de abóbora ligeiramente assada e ainda quente;



    segunda-feira, 8 de junho de 2015

    Elevar o AMOR

    Os budistas são bem explícitos quando afirmam que o amor deve excluir o apego, pois quem
    ama quer ver o outro feliz em vez de controlá-lo ou mantê-lo preso para sua própria satisfação e tranquilidade, mantendo o outro numa espécie de redoma, impedido de viver a sua própria vida.

    Segundo a monja Palsang Kelsang, do Centro Budista Mahabodhi, em São Paulo, o amor nasce da observação dos aspectos positivos da outra pessoa. Do contrário, acontece o oposto do amor, a raiva, sentimento prejudicial ao equilíbrio.

    Os budistas afirmam que tudo depende do fluxo da mente. Gerar o amor, então, passa a ser uma opção de quem procura ser feliz fazendo o outro feliz.

    “Quando desenvolvemos o amor, nos tornamos mais positivos, tolerantes e atenciosos e, aos poucos, percebemos que os outros nos retribuem com sua bondade” revela a monja.

    O budismo não aceita a opção de amar como sacrifício. Se fosse assim, fazer o outro feliz seria motivo de infelicidade, já que nessa dinâmica pode existir sentimentos e acções de cobrança. Mas tudo depende da compaixão, generosidade e do bom coração de cada um.

    Palsang sugere que para elevar o amor por todos os seres vivos, o ideal é meditar sobre os valores universais. Afastando o sentimento de aversão ao outro, como o preconceito, por exemplo, também ajuda focar o amor. Mas o mais importante, de acordo com ela, é não ter sentimento de posse. Nunca.

    quinta-feira, 30 de abril de 2015

    Travesseiros de Legumes

    • 600g de massa folhada
    • 400g de cogumelos
    • 2 courgettes
    • 1 beringela grande
    • 1 pimento vermelho
    • 1 cebola
    • 2 dentes de alho
    • 5 colheres de sopa de azeite
    • Salsa q.b.
    • Sal e pimenta q.b.
    • Farinha para polvilhar
    Preparação:
    • Lave o pimento, corte-o ao meio, retire-lhe as pevides e peles brancas e corte-o em cubinhos.
    • Lave e arranje a beringela, as courgettes e os cogumelos e corte-os também em pedacinhos.
    • Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.
    • Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos, a beringela, as courgettes, os cogumelos e salsa picada a gosto, mexa e deixe saltear, em lume brando, até que os legumes fiquem macios.
    • Tempere com sal e pimenta, retire depois do lume e coloque num passador de rede para escorrer.
    • Estenda a massa folhada polvilhada com farinha e corte-a em 10 rectângulos.
    • Distribua a mistura dos legumes pelos rectângulos deixando uma margem, pincele essa margem com um pouco de água e dobre de modo a obter quadrados. Pressione bem com uma faca à volta para colar a massa.
    • Disponha num tabuleiro polvilhado com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 35 minutos ou até que fiquem coradinhos.
    • Retire do forno e sirva decorado a gosto.


    domingo, 26 de abril de 2015

    Flan de coco sem açúcar


    Ingredientes:
    • 8 folhas de gelatina
    • 6dl de leite magro
    • 2dl de leite de coco light
    • 3 colheres de sopa de adoçante granulado
    • Coco granulado torrado
    • hortelã fresca
    • morangos q.b.
    Preparação:

    Deixe a gelatina de molho em água uns minutos. 
    Escorra e dissolva no leite morno.
    Depois de arrefecer junte o leite de coco, as natas e o adoçante e misture bem.
    Passe uma forma por água fria e encha com o preparado. 
    Leve ao frigorífico durante 5 ou 6 horas. 
    Desenforme e decore com coco, hortelã fresca e morangos a gosto.

    Bom apetite.

    sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

    Bolo de Chocolate Light

    Ingredientes:

    • 2 claras
    • 6 colheres de sopa de adoçante (ou se preferir pode usar açúcar puro de cana)
    • 6 gemas
    • 240g de farinha
    • 2 colheres de sopa de cacau magro em pó
    • 2 colheres de chá de fermento em pó

    Para o Recheio:
    • 200g de chocolate dietético
    • 50 ml de leite magro
    • 2dl de natas light batidas
    • chocolate dietético
    • amêndoa torrada e picada.

    Preparação:

    Ligue o forno a 180º.
    Bata as claras em castelo, junte o adoçante e as gemas.
    Bata mais um pouco e adicione a farinha, o cacau e o fermento.
    Envolva bem.
    Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha encha com a massa e leve ao forno durante 40m.

    Recheio:
    Leve o chocolate a derreter em banho-maria, juntamente com o leite e envolva as natas batidas.
    Quando o bolo estiver frio, recheie-o e cubra com este creme.
    Decore com raspas de chocolate dietético e a amêndoa torrada e grosseiramente picada.

    Marisco com Ervilhas

    Ingredientes:

    • 250 gramas de uma embalagem de cocktail de marisco
    • 250 gramas de ervilhas
    • 2 tomates maduros
    • 1 cebola grande
    • sal q.b.
    • 1 pitada de noz moscada
    • 1 fio de azeite

    Preparação:

    Corte as cebolas em meias luas e adicione o fio de azeite.Faça um refogado só até a cebola ficar translucida.
    Adicione os tomates cortados em quatro e deixe cozinhar por 3 minutos.
    Adicione o marisco e a pitada de noz moscada e deixe refogar tudo por 10 minutos.
    Por fim ponha as ervilhas o sal e um pouco de água e deixe cozinhar até tudo até cozerem as ervilhas.
    Durante a cozedura adiciona água se for necessário, mas apenas a necessária para a comida não colar ao tacho.

    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

    Cuide do seu Cabelo!

    Hoje deixo-vos umas dicas de tratamentos naturais que pode fazer para tornar o seu cabelo mais saudável,
    iluminado, nutrido e desejado por todas as outras mulheres. De acordo com a sua necessidade capilar, realize o(s) tratamento(s) que mais necessita.

    • Máscara Frutada 
    Numa misturadora, junte ½ banana, ¼ abacate, ¼ meloa, 2 colheres de sopa de óleo de gérmen de trigo, 1 cápsula de vitamina E e triture tudo. Aplique no couro cabeludo e em todo o cabelo, massajando gentilmente; depois, deixe repousar durante 15 minutos. Retire com água tépida. O resultado será um cabelo mais brilhante, menos seco e estragado.

    • Máscara De Coco E Lima Para Queda De Cabelo 
    Num recipiente, junte 4 colheres de chá de leite de coco, o sumo de uma lima e misture. Uma vez por semana, aplique no couro cabeludo, massajando cuidadosamente. Deixe repousar durante 30 minutos antes de lavar o cabelo normalmente.

    • Máscara De Banana 
    Num recipiente, misture muito bem ½ banana, 1 colher de sopa de sumo de limão natural e 1 colher de sopa de mel. Aplique esta pasta no cabelo seco e deixe repousar durante 20 minutos. Retire e lave o cabelo normalmente. Este tratamento pode ser feito periodicamente para nutrir o cabelo baço, seco e/ou estragado.
    • Champô Para Cabelo Seco 
    Numa panela, ferva ½ copo de água mineral e 2 colheres de sopa de alecrim seco (se tiver cabelo escuro) ou camomila (se tiver cabelo claro) seca; mal tenha levantado fervura, retire do lume e deixe arrefecer. Uma vez frio, escoe a água (deite fora as ervas) e adicione ½ copo de champô sem perfume, misturando bem. De seguida, adicione 1 colher de chá de óleo de jojoba e 1 colher de sopa de sal, misturando bem. Lave o cabelo com o champô que acabou de preparar, massajando suavemente o couro cabeludo.

    • Amaciador Para Cabelo Seco 
    Numa misturadora, junte 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de óleo de sésamo, 1 colher de sopa de óleo de jojoba, 2 colheres de sopa de mel, 2 colheres de sopa de creme de coco, 2 ovos inteiros, 1 colher de chá de óleo de coco e misture bem durante 30 segundos. Aplique depois do champô, deixando actuar 1-2 minutos antes de retirar.

    • Champô Para Cabelo Oleoso 
    Numa panela, ferva 1 copo de água, 2 colheres de sopa de hortelã seca, 2 colheres de sopa de hortelã-pimenta seca e 1 colher de sopa de salva seca. Mal tenha levantado fervura, retire do lume e deixe marinar durante 20 a 25 minutos. Depois, escoe a água (deite fora as ervas) e adicione 2/3 copo de champô de bebé Johnson’s, misturando bem. Lave o cabelo com o champô que acabou de preparar, massajando suavemente o couro cabeludo.

    • Amaciador Para Cabelo Oleoso 
    Num recipiente, junte 1/3 copo de água quente, ¼ copo salva seca e deixe marinar durante 10 minutos. Escoe a água (deite fora as ervas) e adicione ¼ copo de glicerina, ¼ copo de mel, 2 colheres de sopa de lecitina, 2 colheres de sopa de leitelho em pó e misture bem. Aplique depois do champô, deixando actuar 1-2 minutos antes de retirar.

    • Amaciador Intensivo 
    Num recipiente, bata um ovo, adicione 4 gotas do seu óleo essencial preferido, 1 colher de chá de azeite e misture tudo muito bem. Aplique no cabelo e deixe actuar durante 15 a 20 minutos; no final, lave o cabelo normalmente. O azeite é um hidratante poderoso, o ovo torna o cabelo macio e o óleo essencial perfuma-o.

    • Amaciador De Mel 
    Num recipiente, misture ½ copo de mel e 2 colheres de sopa (se tiver cabelo normal) ou ¼ copo (se tiver cabelo seco e/ou estragado) de azeite aquecido. Aplique no couro cabeludo, massajando gentilmente; cubra com uma touca de banho e deixe repousar durante 30 minutos. Lave o cabelo normalmente. Enquanto anti-séptico natural, o mel irá purificar o cabelo; e o azeite funcionará como um poderoso hidratante. O resultado será um cabelo mais brilhante e suave, menos rebelde.

    • Tónico De Alecrim Para Queda De Cabelo 
    Numa panela, ferva cerca de 700 ml de água com 15-20 gramas de alecrim seco em lume brando durante 10 minutos. Retire do lume, mantenha a tampa e deixe arrefecer. Uma vez frio, escoe a água (deite fora as ervas), levando-a consigo para o duche. Depois de lavado o cabelo, verta, cuidadosamente, o tónico por toda a cabeça. Não retire. Este tónico pode ser usado 2 ou 3 vezes por semana e uma vez que as propriedades do alecrim estimulam o couro cabeludo, é indicado para quem sofre de queda de cabelo. Para além disso, deixa o cabelo ultra-suave e agradavelmente perfumado.

    • Tónico Para Volume Instantâneo 
    Num frasco com pulverizador, misture 1 colher de sopa de vinagre, 1 colher de sopa de mel, ½ copo de água morna e agite bem. Com o cabelo lavado e ainda húmido, pulverize o tónico em todo o cabelo, massajando, inclusive, o couro cabeludo para que este o absorva bem. Deixe o cabelo secar naturalmente.


    domingo, 1 de fevereiro de 2015

    Mousse de Limão

    Ingredientes:

    • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor
    • 3 iogurtes
    • Sumo de 2 limões a gosto
    • Açúcar ou adoçante e raspas de limão

    Preparação:

    Dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem.
    Bata no liquidificador a gelatina, os iogurtes e o sumo de limão.
    Adicione o açúcar sem parar de bater.
    Coloque em taças individuais e leve ao frigorífico.
    Poderá antes de servir enfeitar as taças com raspas de limão.

    sábado, 31 de janeiro de 2015

    Eckhart Tolle: A arte de escutar

    Quando você parar para ouvir uma outra pessoa, não escute só com a mente, escute com
    todo o seu corpo. Sinta o campo de energia do seu corpo interior enquanto escuta. Isso desvia a atenção do pensamento e cria um espaço de serenidade que possibilita você ouvir realmente, sem que a mente interfira. Você está dando à outra pessoa um espaço para ela ser. É o presente mais precioso que você pode dar a alguém. A maioria das pessoas não sabe como ouvir, porque uma grande parte da atenção delas está dominada pelo pensamento.

    Prestam muito mais atenção a isso do que às palavras da outra pessoa e nenhuma atenção ao que realmente importa, ou seja, o Ser da outra pessoa que está debaixo das palavras e da mente. É claro que você não consegue sentir o Ser de uma outra pessoa, exceto através de você mesmo. Esse é o início da realização de uma união, que é o amor. No nível mais profundo do Ser, você está em unidade com tudo o que existe.

    A maioria das relações humanas consiste principalmente na interação das mentes umas com as outras, e não de seres humanos se comunicando, ficando em comunhão. Nenhuma relação pode florescer por esse caminho, e essa é a razão de tantos conflitos nas relações.Quando a mente dirige a nossa vida, o conflito, as lutas e os problemas são inevitáveis. Estar em contato com o seu corpo interior cria um espaço de mente vazia, dentro do qual a relação pode florescer.

    Do livro O Poder do Agora – Um Guia Para a Iluminação Espiritual
    Eckhart Tolle

    sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

    Já Respirou hoje?

    Respirar é algo tão natural para o ser humano que nem damos importância, nem valorizamos este acto constante. Para a maioria das pessoas a respiração é realizada em modo " piloto
    automático". E por isso as trocas de oxigénio por dióxido de carbono serem pouco eficientes, conferindo ao nosso organismo um estado de fadiga geral.

    É fundamental retirar da respiração o maior proveito possível para nos sentirmos bem. Por exemplo, os praticantes de Ioga e Tai Chi, Chi Kung, sabem da importância da respiração consciente para acalmar o corpo e reduzir os níveis de stress.

    É recomendado que as pessoas parem em algum momento do dia para fazer uma respiração consciente. É quase como uma meditação. A ideia é fechar os olhos, acomodar-se confortavelmente e respirar fundo e calmamente durante 10 ou 15 minutos. Uma sugestão é realizar este momento à noite, para estimular o sono e o descanso. O corpo mais relaxado tende a dormir melhor e, como sabemos, o sono é um dos pilares fundamentais para uma boa saúde. Outra sugestão é respirar levando o ar mais para a barriga do que para o alto do peito, oxigenando as partes inferiores dos pulmões.

    Quando respiramos conscientemente não lidamos apenas com o ar que entra e sai dos pulmões e sim com todas as sensações de energia que percorrem o corpo com cada respiração. É um excelente exercício de auto-conhecimento para se sentir bem.

    Bife (ou Hambúrgeres) de Lentilhas

    Ingredientes:

    • 2 chávenas de lentilhas
    • 2 cebolas picadas
    • 6 dentes de alhos picados
    • 2 ovos
    • 2 colheres de sopa de óleo
    • Pão ralado q.b.
    • Salsa q.b.
    • Cominhos q.b.
    • Sal q.b.

    Preparação:

    Coloque as lentilhas a demolhar durante 2 horas.
    Coza-as em água temperada com sal.
    Faça puré com as lentilhas.
    Faça um refogado com azeite
    , a cebola e os alhos e retire.
    Amasse todos os ingredientes e vá acrescentando pão ralado até chegar à consistência desejada.
    Molde a massa em forma de bifes ou de hambúrgueres.
    Grelhe-os ou frite-os, de preferência em azeite, e acompanhe com legumes cozidos ou com uma salada.

    quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

    Atenção - O que não é permitido na sua casa



    • A porta deve abrir totalmente – no mínimo ela deve abrir e 90 graus. Não deve existir objectos e móveis atrás da Porta, que impeçam a sua abertura total, para que não haja uma diminuição na passagem das pessoas e da Energia Chi. Porta de entrada com abertura estreita é sinonimo de dificuldades para que as oportunidades, sorte e boas noticias cheguem com facilidade a sua casa e vida.
    • Não deve possuir uma porta emperrada. Se a sua porta emperra ou tem dificuldade de abrir, por qualquer outro motivo, muito cuidado, pois isto é sinal que também as oportunidades podem chegar até sua casa e vida, com dificuldade. A solução é arranjar a porta ou trocá-la.
    • Cuidado com a fechadura partida. Se a sua fechadura está com problema, com dificuldade no abrir ou fechar a porta, isto significa que as Energias estão com dificuldade de entrar em sua casa ou em si.
    • Identifique bem sua casa. É importante que quem chega à sua rua e casa, consiga identificar com  facilidade.

    quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

    Creme de Iogurte com Morangos


    Ingredientes:

    • 4 Iogurtes naturais
    • 1 Pacote de Gelatina (sabor opcional)
    • Morangos (cortados em pedacinhos) q.b.

    Preparação:

    1. Colocam-se os iogurtes numa taça e mexem-se bem.
    2. Leve ao lume cerca de 2dl de água onde se desfaz a gelatina, sem deixar ferver.
    3. Quando bem dissolvida, junta-se 2 dl de água fria, ou 6 cubos de gelo, mexe-se e junta-se ao preparado anterior, pode adicionar os morangos ou as frutas que quiser.
    Leva-se ao frigorífico a solidificar.

    Bom Apetite!

    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

    Information



    Good afternoon,

    First I want to thank all those who every day read my blog. As the number of visits has been quite grow and to get to be the nearest of all the inhabitants of this world, will perform therapeutic counseling over the internet.
    Interested parties should respond to a questionnaire to realize the clinical case. After analyzing this will work out a prescription medication, which involves supplements, homeopathy, other therapies, food, and others.
    All those who intend this service should send an email to: saratavares.naturopatia@gmail.com.
    The price and other issues will be answered only through email.

    terça-feira, 20 de janeiro de 2015

    Feng Shui - Instrumentos


    • Esferas facetadas de Cristal: um dos instrumentos mais clássicos do Feng Shui. Podem ser usados para energizar um ambiente, activar a Energia de um local , activar uma das áreas do Bagua de um ambiente, corrigir alinhamentos de circulaçao de Energia, etc. Exemplo de aplicação: quem tem uma porta de entrada de frente (alinhada) para uma janela, no Feng Shui se diz que este ambiente é problemático, pois a Energia Chi entra pela porta e sai directo pela janela, deixando o ambiente sem Energia. Uma das soluções é pendurar uma esfera facetada no batente da janela. A esfera irá evitar a fuga de energia.
    • Prisma d'água: é usado para Energizar os Ambientes. O Prisma só funciona quando pendurado em janelas ou varandas onde bate sol. O sol, ao bater sobre o Prisma, forma um Arco de Cores que Energiza todo o ambiente em redor.
    • Cristais e Pedras: fontes naturais de energia. Dependendo do cristal, podem energizar um ambiente ou reter energias negativas, bem como activar uma das áreas do Bagua. Exemplo de aplicação: Quartzo Rosa é um óptimo cristal para se ter no quarto do casal, para activar a Energia do Amor.
    • Bagua de Proteção: é um talismã de protecção de Ambientes do Feng Shui. Deve ser colocado pelo lado de fora da porta de entrada, acima da maçaneta da porta. Dê preferência aos Baguas com espelho convexo no centro.
    • Sino dos Ventos ou Mensageiro do Ventos: outro instrumento clássico do Feng Shui. Este pode ser feito de vários materiais: metal, bambu, pedras, plástico, etc. Tem como finalidade principal, energizar um ambiente, seja pelo som que provoca, seja pelo seu movimento. O Sino de Vento de Metal é muito usado em Consultorias, pois quando ele toca, o metal vibra e eleva a Energia deste ambiente. Exemplo de aplicação: coloque um sino de vento, de metal, na porta de entrada. Toda vez que a porta abrir e o sino tocar, estaremos aumentado a entrada de Energia e de oportunidades em nossa casa.
    • Fonte d'água: a água é o símbolo universal de Prosperidade, Riqueza, Fartura, Saúde e Vida. Não existe nenhuma restrição ao uso de uma fonte nos ambientes. O melhor local para se colocar uma
      fonte é na área do Trabalho ou Prosperidade do Bagua.

    segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

    Gratinado de Vegetais


    INGREDIENTES:
    Batatas médias 3
    Couve coração grande 1
    Batata doce grande 1
    Cenouras médias 2
    Pão ralado 1/2 Chávena de chá
    Queijo parmesão ralado 3/4 Chávena de chá
    Molho branco
    Manteiga 40 g
    Farinha 1/4 Chávena de chá
    Leite desnatado 2 Chávenas de chá
    Noz-moscada q.b


    PREPARAÇÃO:
    Aquecer previamente o forno a 200ºC. Untar com um pouco de óleo um tabuleiro quadrado de 19 cm. Preparar o molho branco (ver explicação abaixo). Com uma faca cortar finamente os vegetais e secá-los com papel absorvente.

    Colocar uma camada de batata no tabuleiro untado e deitar por cima um terço do molho branco. Colocar uma camada de cenoura, outro terço de molho branco, depois a couve, o restante molho branco e, por fim, a batata-doce. Tapar e levar ao forno (180º) durante 90 minutos ou até os vegetais ficarem tenros.

    Destapar, deitar por cima o pão ralado e o queijo e levar no forno, destapado, durante 20 minutos, ou até a superfície ficar ligeiramente alourada. Deixar repousar durante 10 minutos antes de servir.

    Molho Branco: Derreter a manteiga numa panela média, acrescentar a farinha e deixar cozer durante 1 minuto, mexendo sempre. Retirar do lume e acrescentar a pouco e pouco o leite. Deixar ao lume até o molho ferver e espessar, mexendo sempre. Acrescentar a noz-moscada.


    (Fonte: Nutri Super Health)

    sábado, 17 de janeiro de 2015

    A Arte e a Mulher

    Independentemente da faixa etária, dos padrões de beleza e da época, a mulher é detentora de uma beleza singular. Beleza essa, capaz de inspirar diversos artistas, transpondo a luz feminina para uma tela.
    Numa fase em que os padrões de beleza chegam a provocar obsessão, em algumas mulheres, numa busca insaciável pela perfeição, é altura de tomarem consciência! 
    Aproveite e desfrute o que melhor tem em si, relativizando os modelos e padrões impostos na sociedade através da comunicação social. Até porque a informática e a tecnologia aliaram-se à moda, criando uma beleza que não existe.
    Deixo-vos um video que mostra a interpretação, realizada por um artista, sobre a beleza e magia da mulher.



    sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

    A fórmula para envelhecer bem!

    Ainda hoje me interrogo como é possível, em pleno século XXI, haver pessoas que gastam imenso dinheiro em produtos e tratamentos que prometem serem milagrosos, impedindo o envelhecimento. Como é que acham possível travar a nossa natureza?! Nós estamos "programados" para envelhecer assim que nascemos. Não existe nenhum momento em que nos seja permitido recuar, somos todos obrigados em seguir em frente. E esse caminho tem como consequência envelhecermos. Todavia, aquilo que é esperado é que todo este percurso até "meta" seja feito com saúde, juventude e energia. Sim! O nosso organismo foi concebido para que nas diferentes fases da nossa vida termos saúde física e mental.


    Mas então o que se passa para que haja o envelhecimento precoce?



    Tudo se resumo ao estilo de vida. Actualmente, temos um estilo de vida completamente desalinhado com a programação idealizada para o nosso organismo. E com isso, vem a necessidade de acreditarem e terem fé em tratamentos, que por vezes são bastantes invasivos, e em produtos com composições químicas que ainda degradam mais todo o corpo.
    A receita para se manter jovem, saudável, com vitalidade e irradiar sempre a sua luz é fácil, tem como principais ingredientes:

    • Coma bem!: Não estou a referir-me a quantidades mas sim à qualidade dos alimentos ingeridos;
    • Respire bem!: O stress, ansiedade e nervosismo são uma das epidemias mais ferozes da sociedade que até impede que a respiração seja eficiente. Como quer não envelhecer, se as células do seu corpo não conseguem fazer a oxigenação necessária e acabam por possuírem uma durabilidade muito inferior ao espectável. 
    • Durma bem!:  O sono por vezes é o reflexo do nosso dia-a-dia. É fundamental que coma bem e respire bem, para conseguir dormir bem. Quantas vezes acorda com a sensação que não descansou?! Ou que apesar de ter acabado de acordar já se sente cansada?! Isso é porque o sono não foi eficiente e reparador.
    A pele vai reflectir o estado interno do seu corpo. Por isso, as rugas, a flacidez e a desidratação são características do estilo de vida.
    Não interessa adquirirem "as formulas milagrosas" de anti-envelhecimento se não vão tratar a causa do envelhecimento.

    Mas afinal o que é o envelhecimento?

    De forma muito sucinta, o envelhecimento inicia-se por uma acumulação de toxinas nas células, levando estas a uma morte precoce.  Com o passar do tempo o nosso organismo vai perdendo a capacidade regeneração celular,surgindo as manifestações do envelhecimento. Por isso, o tratamento deve começar de dentro para fora, e não o contrário.

    Saliento ainda, a importância de uma mete limpa, saudável e vital. Nós somos aquilo que observamos e pensamos de nós. Acredite na força e no poder que a mente exerce sob o corpo. A sua mente possui um elo de ligação com o físico, e por isso, é fundamente que nessa ligação sejam enviadas "mensagens" com cariz positivo e energético para transbordar todos estes sentimentos para o corpo. E assim manifestar toda essa luz interna,
    Dito tudo isto, quando for ao espelho não critique nem se ridicularize, em vez disso, abra a mente e foque-se no que realmente quer!


    quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

    Crumble de Legumes


    INGREDIENTES
    Couve coração 1/2 (ou uma se for pequena)
    Cenouras 2
    Alho francês 1 talo
    Cebola grande 1
    Dentes de alho 3
    Espinafres 2 chávenas + 1/2 chávena
    Vinho branco 1/2 copo
    Queijo ralado 2 chávenas
    pão ralado com espinafres e alho (2 pães de mistura da véspera) 2 chávenas
    Farinha 1 colher de sopa
    Azeite q.b.
    Leite q.b.
    Sal e pimenta preta q.b.

    PREPARAÇÃO
    Numa frigideira colocar um fundo de azeite, a cebola laminada e dois dentes de alho picados.
    Deixar alourar e juntar a couve e a cenoura partidas em juliana. Deixar saltear um pouco e juntar o alho francês, mexer e refrescar com o vinho branco. Temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar uns 15 minutos em lume médio. Se estiver com pouco líquido juntar um pouco de água.
    Entretanto ligar o forno nos 180º C.
    Prove os legumes e, se já estiverem al dente, junte uma colher de sopa bem cheia de farinha. Envolva bem e junte leite aos poucos. Mexa até estar tudo bem envolvido e cremoso, uma espécie de béchamel.
    Rectifique os temperos, retire do lume e junte duas chávenas de espinafres e uma chávena de queijo ralado, envolvendo bem. Coloque no recipiente e cubra com o pão ralado misturado com o restante queijo, para o pão ralado, rale o pão num processador de cozinha com 1/2 chávena de espinafres e um dente de alho. Leve ao forno cerca de 15 minutos até estar bem tostado.

    quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

    O Feng Shui - O que é?

    O Feng Shui é uma filosofia oriental que estuda a forma como a energia circula e, que nos indica métodos e técnicas para criar harmonia em diversos espaços e na nossa vida. Também nos ajuda a saber aquilo que devemos evitar, e dá-nos dicas úteis para resolver problemas e melhorar o ambiente que nos rodeia. A energia de uma casa afecta o estado de espírito de todos os que habitam nesta, por exemplo, há pessoas que se sentem
    desmotivadas, sem objectivos, e não compreendem porquê. Isto pode acontecer porque alguma coisa está a impedir a energia de circular em casa, o que provoca bloqueios energéticos.
    No Feng Shui existem 2 tipos de energia: o Chi é a energia positiva e o Shar é a energia negativa. Para que os ambientes sejam saudáveis, é necessário que haja equilíbrio, e que o Chi circule livremente.

    Algumas dicas práticas:
    - Faça com que as portas abram livremente, não deixe objectos a impedir a passagem.
    - Limpe os cantos e deite fora o que estiver partido em sua casa.
    - Não acumule mais do que aquilo que precisa.
    - Utilize um candeeiro para iluminar um canto escuro da sua casa, e dessa forma a energia positiva aumentará.
    - A televisão no quarto não traz bom Feng Shui.
    Estas são apenas algumas dicas úteis de Feng Shui, existem muitas outras que podem influencia o seu estado de espírito.

    A nossa casa é um prolongamento da nossa vida, portanto seguindo as orientações do Feng Shui, conseguiremos harmonizar o espaço, sem esquecer evidentemente que esta harmonização deverá também estar de acordo com o gosto pessoal.
    Todas as semanas irá sair no blogue um post relacionado com esta temática, de modo a aprender esta filosofia e poder aplicar na sua casa.


    terça-feira, 13 de janeiro de 2015

    Risoto de Cogumelos


    INGREDIENTES
    Cogumelos porcini secos 1/2 chávena
    Caldo de legumes 4 a 5 chávenas
    Fios de açafrão (opcional) 1 pitada
    Manteiga ou azeite 4 a 6 colheres de sopa

    Cebola média picada 1
    Arroz arborio ou outro arroz de grão curto 1 e 1/2 chávena
    Sal e pimenta moída
    Vinho branco seco ou água 1/2 chávena
    Cogumelos shiitake, portobello ou Paris frescos 1 chávena
    Queijo parmesão (opcional)

    PREPARAÇÃO
    Lave os cogumelos secos uma ou duas vezes e depois mergulhe-os em água quente até ficarem cobertos. Deixe-os assim por algumas horas.
    Coloque o caldo numa panela em lume médio; adicione o açafrão.
    Disponha 2 colheres de sopa de manteiga ou azeite numa panela e leve a lume médio. Quando a manteiga estiver derretida ou o azeite quente, adicione a cebola e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até amolecer, cerca de 3 a 5 minutos.
    Adicione o arroz e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até estar coberto de manteiga, 2 a 3 minutos. Junte sal e pimenta q.b. e o vinho branco. Mexa e deixe o líquido evaporar. Drene os cogumelos secos e corte-os, envolva-os no arroz, com metade do líquido em que estiveram mergulhados.
    Comece a adicionar o caldo de legumes, 1/2 chávena de cada vez, mexendo após cada adição. Quando o caldo tiver evaporado, adicione mais. A mistura não deve ser muito seca nem muito caldosa. Mantenha o lume médio ou médio-alto e mexa frequentemente. Entretanto, coloque a restante manteiga ou azeite numa frigideira em lume médio-alto. Quando a manteiga estiver derretida ou o azeite quente, adicione os cogumelos frescos cortados e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até estarem ligeiramente acastanhados e crocantes, cerca de 10 minutos.
    Comece a provar o arroz 20 minutos depois de ter sido adicionado à panela; deve estar tenro mas com alguma crocância, Quando obter esta textura, adicione os cogumelos com a gordura em que cozinharam e cerca de 1/2 chávena de parmesão, se usar. Prove, ajuste os temperos e sirva imediatamente, colocando mais parmesão se gostar.


    Fonte: Canela Moída 

    sábado, 10 de janeiro de 2015

    E eu?

    O post de hoje, é um apelo à nossa consciência. A maioria do tempo nós estamos focados em mil e uma coisas, menos em nós. Ora veja, quer seja adepto das tecnologias, e tenha uma agenda electrónica, ou marca os seus compromissos através do telemóvel ou computador, quer seja, mais tradicional, e não dispense o papel e caneta, tendo assim, uma agenda ou caderno, quantas vezes aponta algo para si?
    É normal, por isso, que com o passar do tempo, e fazer deste sistema rotina, que se sinta exausto, ansioso, irritado, doente, etc..
    Na sua agenda vai aparecer compromissos de diversas ordens, como por exemplo, pagamentos de contas, questões profissionais, entre outras. 
    Repare que a maioria desses compromissos diz respeito a outras pessoas e a minoria a nós próprios.
    É importante que se altere estes hábitos, porque o seu "eu" é a pessoa mais importante de sua vida. 
    Por isso, é fundamental, que no meio dos seus afazeres haja tempo dedicado a si, como, a pratica de exercício, consultar um médico ou terapeuta, fazer compras pessoais, assistir filmes ou séries que gostasse de ver, ler livros, passear, ir a um instituto de beleza, etc. Dependendo dos seus gostos pessoais e da sua disponibilidade, existe diversas ocupações possíveis dedicadas a si. E que no final fará toda a diferença na sua saúde e bem-estar!
    Por isso nunca se esqueça, que se nós não cuidarmos de nós mesmos, dificilmente alguém vai cuidar. E com o passar do tempo a sua qualidade de vida vai começar em decréscimo. Anexado a esta situação surge a doença e o desanimo. Por isso, vá reagendar as nossas tarefas e colocar um tempo para si!

    sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

    Sesta: Favorece a memória e o coração


    Desengane-se quem pensa que a sesta é um simples acto de preguiça..Já que esta tem a capacidade de revigorar e fortalecer a memória.

    Os efeitos benéficos da sesta foram comprovados por investigadores da universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), após testes realizados com a participação de 39 jovens saudáveis. Estes tinham que decorar cem nomes e respectivos, rostos na hora do almoço. Em seguida, alguns foram sujeitos à sesta A conclusão do estudo foi que os 20 jovens que fizeram a sesta apresentaram um desempenho 10% melhor, o que apontou para um melhor funcionamento do cérebro após a sesta.

    Este resultado veio comprovar o que muitos especialistas em sono, já afirmavam, que fazer-se uma sesta com duração entre os 15-30 minutos faz bem para o corpo e para a mente.

    De forma resumida, os efeitos da sesta são:

    • Fortalece a memória 
    • Diminui os riscos de ataques cardíacos
    • Aumenta a disposição e energia 
    • Aumenta a concentração, reduzindo acidentes
    • Aumenta a sua produtividade no trabalho.

    quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

    Ocitocina: A hormona do AMOR!!!!



    Provavelmente, a palavra "ocitocina" não lhe diz nada..Mas após ler este artigo isso pertencerá ao passado.

    A ocitocina é uma hormona que tem como principal função promover as contracções uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante o período de amamentação. Contudo, para além destas funções, esta hormona possui um importante papel social, especialmente no que diz respeito ás relações entre casais
    porque mantém os laços afectivos, como faz manter o interesse sexual pelo parceiro.

    Com todo este perfil, a ocitocina já foi alvo de estudo por parte da Universidade de Zurique, revelando que basta um pouquinho de ocitocina no nariz de casais que estão prestes a iniciar uma discussão, para inibir a produção de cortisol, que é uma hormona produzido em resposta ao stress da discussão, deixando assim os casais mais propensos a expressarem o seu amor, em vez de desgastarem energia numa discussão.

    Se houvesse ocitocina à venda, iria ser um sucesso de vendas!

    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

    O que é um Abcesso?

    Um abcesso é uma acumulação localizada de um fluido espesso, branco, amarelado ou verdoso, conhecida como pus, rodeada por um tecido avermelhado.
    É o resultado da resposta inflamatória do organismo a um corpo estranho ou a uma infecção bacteriana, viral, parasitária ou fúngica. Um abcesso costuma drenar espontaneamente e resolve-se quando o pus é eliminado. As zonas do organismo mais frequentemente afectadas por abcessos são a cara, axilas, os braços, as pernas, o recto, as glândulas sebáceas e a mama durante a amamentação.


    Descrição:
    A maior parte dos abcessos são sépticos, o que significa que são consequência de uma infecção. Produzem-se quando os glóbulos brancos do sangue (leucócitos) se acumulam em resposta a uma infecção. Produzem substâncias oxidantes (por exemplo, o radical superóxido) e enzimas que digerem os germes invasores, que podem ser bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Os agentes infecciosos costumam destruir-se e transformar-se em pequenas porções, que são transportadas ao longo do sistema circulatório e eliminadas do organismo. Durante este processo as enzimas também podem digerir parte dos tecidos corporais para além dos agentes infecciosos. O líquido resultante desta digestão é o pus, que contem, os restos dos agentes infecciosos, o tecido, os glóbulos brancos sanguíneos e as enzimas.
    Um abcesso estéril é o que não é produzido por uma infecção. É provocado por substâncias irritantes, como corpos estranhos ou medicamentos injectados e fármacos que não foram totalmente absorvidos. Costuma curar-se transformando-se em tecido cicatricial.
    Os tipos mais frequentes de abcessos são os seguintes:

    •  Furúnculos e tumores. As glândulas sebáceas e a pele superficial são os pontos habitualmente infectados.
    • Abcesso dental. É um abcesso que se desenvolve ao longo da raiz de um dente.
    • Abcesso pilonidal. As pessoas que têm uma deficiência congénita que produz uma mínima depressão da pele justamente por cima do ânus podem sofrer a contaminação desta abertura pelas bactérias fecais, o que dá origem a uma infecção e ao consequente abcesso.
    • Abcesso retrofaríngeo, parafaríngeo e periamigdalar. Como resultado de infecções da garganta, como a amigdalite, e as bactérias invadem os tecidos mais profundos da garganta e podem causar abcessos perifaríngeos ou periamigdalares. Um abcesso faríngeo é consequência de germes que são transportados pelo sangue e não tanto da disseminação directa a partir de uma amigdalite. Estes abcessos podem dificultar a deglutição e inclusive a respiração.
    • Abcesso pulmonar. Durante ou depois de uma pneumonia pode produzir-se um abcesso no pulmão como complicação da mesma.
    • Abcesso hepático. Bactérias, parasitas ou amibas provenientes do intestino podem disseminar-se através do sangue e alcançar o fígado, onde produzem abcessos.
    •  Abcessos do psoas. Pode produzir-se um abcesso no músculo psoas sempre que uma infecção se dissemina a partir do apêndice, do intestino grosso ou então das trompas de Falópio.
    Causas e Sintomas:Existem muitos agentes diferentes que podem produzir abcessos. Nos situados directamente por baixo da pele, o germe mais frequente é uma bactéria piogénica (formada de pus) chamada estafilococo dourado. Os abcessos costumam ser produzidos por microrganismos que habitam perto das estruturas que infectam. Por exemplo, os existentes em volta do ânus podem ser causados por qualquer das numerosas bactérias que se encontram no intestino grosso. Os abcessos cerebrais e os abcessos hepáticos são originados por bactérias, amibas e fungos que são capazes de chegar a estes lugares através da circulação sanguínea.
    Os sintomas de um abcesso são os sintomas gerais de uma inflamação. Os que identificam os abcessos superficiais incluem calor, vermelhidão, inflamação e dor na zona afectada. Os abcessos noutros lugares podem provocar apenas sintomas gerais, como febre e mal-estar. Um abcesso estéril manifesta-se como uma tumoração profunda e dolorosa situada na zona de uma injecção. Uma infecção grave pode desencadear febre, fadiga, perda de peso e calafrios. Os abcessos recorrentes podem indicar alergias não diagnosticadas ou mau funcionamento do sistema imunitário.

    Diagnóstico:
    Para diagnosticar um abcesso, faz-se uma exploração física geral e uma história clínica pormenorizada do doente. Uma doença recente ou crónica ou uma disfunção de um órgão sugerem a localização de um abcesso. Dor e sensibilidade na exploração física são frequentes. Também pode existir drenagem espontânea de pus através de um tracto ou canal denominado fístula, que faz comunicar um abcesso profundo situado em qualquer tecido corporal com a superfície da pele.

    Tratamento:
    O tratamento passa pela aplicação de hidroterapia, para alivio dos sintomas, mas também através da fitoterapia, bem como da homeopatia. Dependendo do caso, também poderá ser recomendada a utilização de acupunctura para o tratamento da dor.
    Devo ainda salientar, a importância, nestes casos, das vitaminas A e C e do zinco que são úteis como nutrientes para favorecer a cura de um abcesso.



    Prevenção:As infecções que se tratam precocemente com calor, se são superficiais, ou com antibióticos, se são profundas, costumam resolver-se sem a formação de um abcesso. Para evitar as infecções é aconselhável realizar uma limpeza e uma lavagem cuidadosa das feridas abertas, especialmente das mordeduras e picadas.