sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Já Respirou hoje?

Respirar é algo tão natural para o ser humano que nem damos importância, nem valorizamos este acto constante. Para a maioria das pessoas a respiração é realizada em modo " piloto
automático". E por isso as trocas de oxigénio por dióxido de carbono serem pouco eficientes, conferindo ao nosso organismo um estado de fadiga geral.

É fundamental retirar da respiração o maior proveito possível para nos sentirmos bem. Por exemplo, os praticantes de Ioga e Tai Chi, Chi Kung, sabem da importância da respiração consciente para acalmar o corpo e reduzir os níveis de stress.

É recomendado que as pessoas parem em algum momento do dia para fazer uma respiração consciente. É quase como uma meditação. A ideia é fechar os olhos, acomodar-se confortavelmente e respirar fundo e calmamente durante 10 ou 15 minutos. Uma sugestão é realizar este momento à noite, para estimular o sono e o descanso. O corpo mais relaxado tende a dormir melhor e, como sabemos, o sono é um dos pilares fundamentais para uma boa saúde. Outra sugestão é respirar levando o ar mais para a barriga do que para o alto do peito, oxigenando as partes inferiores dos pulmões.

Quando respiramos conscientemente não lidamos apenas com o ar que entra e sai dos pulmões e sim com todas as sensações de energia que percorrem o corpo com cada respiração. É um excelente exercício de auto-conhecimento para se sentir bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário