sábado, 31 de janeiro de 2015

Eckhart Tolle: A arte de escutar

Quando você parar para ouvir uma outra pessoa, não escute só com a mente, escute com
todo o seu corpo. Sinta o campo de energia do seu corpo interior enquanto escuta. Isso desvia a atenção do pensamento e cria um espaço de serenidade que possibilita você ouvir realmente, sem que a mente interfira. Você está dando à outra pessoa um espaço para ela ser. É o presente mais precioso que você pode dar a alguém. A maioria das pessoas não sabe como ouvir, porque uma grande parte da atenção delas está dominada pelo pensamento.

Prestam muito mais atenção a isso do que às palavras da outra pessoa e nenhuma atenção ao que realmente importa, ou seja, o Ser da outra pessoa que está debaixo das palavras e da mente. É claro que você não consegue sentir o Ser de uma outra pessoa, exceto através de você mesmo. Esse é o início da realização de uma união, que é o amor. No nível mais profundo do Ser, você está em unidade com tudo o que existe.

A maioria das relações humanas consiste principalmente na interação das mentes umas com as outras, e não de seres humanos se comunicando, ficando em comunhão. Nenhuma relação pode florescer por esse caminho, e essa é a razão de tantos conflitos nas relações.Quando a mente dirige a nossa vida, o conflito, as lutas e os problemas são inevitáveis. Estar em contato com o seu corpo interior cria um espaço de mente vazia, dentro do qual a relação pode florescer.

Do livro O Poder do Agora – Um Guia Para a Iluminação Espiritual
Eckhart Tolle

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Já Respirou hoje?

Respirar é algo tão natural para o ser humano que nem damos importância, nem valorizamos este acto constante. Para a maioria das pessoas a respiração é realizada em modo " piloto
automático". E por isso as trocas de oxigénio por dióxido de carbono serem pouco eficientes, conferindo ao nosso organismo um estado de fadiga geral.

É fundamental retirar da respiração o maior proveito possível para nos sentirmos bem. Por exemplo, os praticantes de Ioga e Tai Chi, Chi Kung, sabem da importância da respiração consciente para acalmar o corpo e reduzir os níveis de stress.

É recomendado que as pessoas parem em algum momento do dia para fazer uma respiração consciente. É quase como uma meditação. A ideia é fechar os olhos, acomodar-se confortavelmente e respirar fundo e calmamente durante 10 ou 15 minutos. Uma sugestão é realizar este momento à noite, para estimular o sono e o descanso. O corpo mais relaxado tende a dormir melhor e, como sabemos, o sono é um dos pilares fundamentais para uma boa saúde. Outra sugestão é respirar levando o ar mais para a barriga do que para o alto do peito, oxigenando as partes inferiores dos pulmões.

Quando respiramos conscientemente não lidamos apenas com o ar que entra e sai dos pulmões e sim com todas as sensações de energia que percorrem o corpo com cada respiração. É um excelente exercício de auto-conhecimento para se sentir bem.

Bife (ou Hambúrgeres) de Lentilhas

Ingredientes:

  • 2 chávenas de lentilhas
  • 2 cebolas picadas
  • 6 dentes de alhos picados
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • Pão ralado q.b.
  • Salsa q.b.
  • Cominhos q.b.
  • Sal q.b.

Preparação:

Coloque as lentilhas a demolhar durante 2 horas.
Coza-as em água temperada com sal.
Faça puré com as lentilhas.
Faça um refogado com azeite
, a cebola e os alhos e retire.
Amasse todos os ingredientes e vá acrescentando pão ralado até chegar à consistência desejada.
Molde a massa em forma de bifes ou de hambúrgueres.
Grelhe-os ou frite-os, de preferência em azeite, e acompanhe com legumes cozidos ou com uma salada.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Atenção - O que não é permitido na sua casa



  • A porta deve abrir totalmente – no mínimo ela deve abrir e 90 graus. Não deve existir objectos e móveis atrás da Porta, que impeçam a sua abertura total, para que não haja uma diminuição na passagem das pessoas e da Energia Chi. Porta de entrada com abertura estreita é sinonimo de dificuldades para que as oportunidades, sorte e boas noticias cheguem com facilidade a sua casa e vida.
  • Não deve possuir uma porta emperrada. Se a sua porta emperra ou tem dificuldade de abrir, por qualquer outro motivo, muito cuidado, pois isto é sinal que também as oportunidades podem chegar até sua casa e vida, com dificuldade. A solução é arranjar a porta ou trocá-la.
  • Cuidado com a fechadura partida. Se a sua fechadura está com problema, com dificuldade no abrir ou fechar a porta, isto significa que as Energias estão com dificuldade de entrar em sua casa ou em si.
  • Identifique bem sua casa. É importante que quem chega à sua rua e casa, consiga identificar com  facilidade.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Creme de Iogurte com Morangos


Ingredientes:

  • 4 Iogurtes naturais
  • 1 Pacote de Gelatina (sabor opcional)
  • Morangos (cortados em pedacinhos) q.b.

Preparação:

1. Colocam-se os iogurtes numa taça e mexem-se bem.
2. Leve ao lume cerca de 2dl de água onde se desfaz a gelatina, sem deixar ferver.
3. Quando bem dissolvida, junta-se 2 dl de água fria, ou 6 cubos de gelo, mexe-se e junta-se ao preparado anterior, pode adicionar os morangos ou as frutas que quiser.
Leva-se ao frigorífico a solidificar.

Bom Apetite!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Information



Good afternoon,

First I want to thank all those who every day read my blog. As the number of visits has been quite grow and to get to be the nearest of all the inhabitants of this world, will perform therapeutic counseling over the internet.
Interested parties should respond to a questionnaire to realize the clinical case. After analyzing this will work out a prescription medication, which involves supplements, homeopathy, other therapies, food, and others.
All those who intend this service should send an email to: saratavares.naturopatia@gmail.com.
The price and other issues will be answered only through email.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Feng Shui - Instrumentos


  • Esferas facetadas de Cristal: um dos instrumentos mais clássicos do Feng Shui. Podem ser usados para energizar um ambiente, activar a Energia de um local , activar uma das áreas do Bagua de um ambiente, corrigir alinhamentos de circulaçao de Energia, etc. Exemplo de aplicação: quem tem uma porta de entrada de frente (alinhada) para uma janela, no Feng Shui se diz que este ambiente é problemático, pois a Energia Chi entra pela porta e sai directo pela janela, deixando o ambiente sem Energia. Uma das soluções é pendurar uma esfera facetada no batente da janela. A esfera irá evitar a fuga de energia.
  • Prisma d'água: é usado para Energizar os Ambientes. O Prisma só funciona quando pendurado em janelas ou varandas onde bate sol. O sol, ao bater sobre o Prisma, forma um Arco de Cores que Energiza todo o ambiente em redor.
  • Cristais e Pedras: fontes naturais de energia. Dependendo do cristal, podem energizar um ambiente ou reter energias negativas, bem como activar uma das áreas do Bagua. Exemplo de aplicação: Quartzo Rosa é um óptimo cristal para se ter no quarto do casal, para activar a Energia do Amor.
  • Bagua de Proteção: é um talismã de protecção de Ambientes do Feng Shui. Deve ser colocado pelo lado de fora da porta de entrada, acima da maçaneta da porta. Dê preferência aos Baguas com espelho convexo no centro.
  • Sino dos Ventos ou Mensageiro do Ventos: outro instrumento clássico do Feng Shui. Este pode ser feito de vários materiais: metal, bambu, pedras, plástico, etc. Tem como finalidade principal, energizar um ambiente, seja pelo som que provoca, seja pelo seu movimento. O Sino de Vento de Metal é muito usado em Consultorias, pois quando ele toca, o metal vibra e eleva a Energia deste ambiente. Exemplo de aplicação: coloque um sino de vento, de metal, na porta de entrada. Toda vez que a porta abrir e o sino tocar, estaremos aumentado a entrada de Energia e de oportunidades em nossa casa.
  • Fonte d'água: a água é o símbolo universal de Prosperidade, Riqueza, Fartura, Saúde e Vida. Não existe nenhuma restrição ao uso de uma fonte nos ambientes. O melhor local para se colocar uma
    fonte é na área do Trabalho ou Prosperidade do Bagua.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Gratinado de Vegetais


INGREDIENTES:
Batatas médias 3
Couve coração grande 1
Batata doce grande 1
Cenouras médias 2
Pão ralado 1/2 Chávena de chá
Queijo parmesão ralado 3/4 Chávena de chá
Molho branco
Manteiga 40 g
Farinha 1/4 Chávena de chá
Leite desnatado 2 Chávenas de chá
Noz-moscada q.b


PREPARAÇÃO:
Aquecer previamente o forno a 200ºC. Untar com um pouco de óleo um tabuleiro quadrado de 19 cm. Preparar o molho branco (ver explicação abaixo). Com uma faca cortar finamente os vegetais e secá-los com papel absorvente.

Colocar uma camada de batata no tabuleiro untado e deitar por cima um terço do molho branco. Colocar uma camada de cenoura, outro terço de molho branco, depois a couve, o restante molho branco e, por fim, a batata-doce. Tapar e levar ao forno (180º) durante 90 minutos ou até os vegetais ficarem tenros.

Destapar, deitar por cima o pão ralado e o queijo e levar no forno, destapado, durante 20 minutos, ou até a superfície ficar ligeiramente alourada. Deixar repousar durante 10 minutos antes de servir.

Molho Branco: Derreter a manteiga numa panela média, acrescentar a farinha e deixar cozer durante 1 minuto, mexendo sempre. Retirar do lume e acrescentar a pouco e pouco o leite. Deixar ao lume até o molho ferver e espessar, mexendo sempre. Acrescentar a noz-moscada.


(Fonte: Nutri Super Health)

sábado, 17 de janeiro de 2015

A Arte e a Mulher

Independentemente da faixa etária, dos padrões de beleza e da época, a mulher é detentora de uma beleza singular. Beleza essa, capaz de inspirar diversos artistas, transpondo a luz feminina para uma tela.
Numa fase em que os padrões de beleza chegam a provocar obsessão, em algumas mulheres, numa busca insaciável pela perfeição, é altura de tomarem consciência! 
Aproveite e desfrute o que melhor tem em si, relativizando os modelos e padrões impostos na sociedade através da comunicação social. Até porque a informática e a tecnologia aliaram-se à moda, criando uma beleza que não existe.
Deixo-vos um video que mostra a interpretação, realizada por um artista, sobre a beleza e magia da mulher.



sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A fórmula para envelhecer bem!

Ainda hoje me interrogo como é possível, em pleno século XXI, haver pessoas que gastam imenso dinheiro em produtos e tratamentos que prometem serem milagrosos, impedindo o envelhecimento. Como é que acham possível travar a nossa natureza?! Nós estamos "programados" para envelhecer assim que nascemos. Não existe nenhum momento em que nos seja permitido recuar, somos todos obrigados em seguir em frente. E esse caminho tem como consequência envelhecermos. Todavia, aquilo que é esperado é que todo este percurso até "meta" seja feito com saúde, juventude e energia. Sim! O nosso organismo foi concebido para que nas diferentes fases da nossa vida termos saúde física e mental.


Mas então o que se passa para que haja o envelhecimento precoce?



Tudo se resumo ao estilo de vida. Actualmente, temos um estilo de vida completamente desalinhado com a programação idealizada para o nosso organismo. E com isso, vem a necessidade de acreditarem e terem fé em tratamentos, que por vezes são bastantes invasivos, e em produtos com composições químicas que ainda degradam mais todo o corpo.
A receita para se manter jovem, saudável, com vitalidade e irradiar sempre a sua luz é fácil, tem como principais ingredientes:

  • Coma bem!: Não estou a referir-me a quantidades mas sim à qualidade dos alimentos ingeridos;
  • Respire bem!: O stress, ansiedade e nervosismo são uma das epidemias mais ferozes da sociedade que até impede que a respiração seja eficiente. Como quer não envelhecer, se as células do seu corpo não conseguem fazer a oxigenação necessária e acabam por possuírem uma durabilidade muito inferior ao espectável. 
  • Durma bem!:  O sono por vezes é o reflexo do nosso dia-a-dia. É fundamental que coma bem e respire bem, para conseguir dormir bem. Quantas vezes acorda com a sensação que não descansou?! Ou que apesar de ter acabado de acordar já se sente cansada?! Isso é porque o sono não foi eficiente e reparador.
A pele vai reflectir o estado interno do seu corpo. Por isso, as rugas, a flacidez e a desidratação são características do estilo de vida.
Não interessa adquirirem "as formulas milagrosas" de anti-envelhecimento se não vão tratar a causa do envelhecimento.

Mas afinal o que é o envelhecimento?

De forma muito sucinta, o envelhecimento inicia-se por uma acumulação de toxinas nas células, levando estas a uma morte precoce.  Com o passar do tempo o nosso organismo vai perdendo a capacidade regeneração celular,surgindo as manifestações do envelhecimento. Por isso, o tratamento deve começar de dentro para fora, e não o contrário.

Saliento ainda, a importância de uma mete limpa, saudável e vital. Nós somos aquilo que observamos e pensamos de nós. Acredite na força e no poder que a mente exerce sob o corpo. A sua mente possui um elo de ligação com o físico, e por isso, é fundamente que nessa ligação sejam enviadas "mensagens" com cariz positivo e energético para transbordar todos estes sentimentos para o corpo. E assim manifestar toda essa luz interna,
Dito tudo isto, quando for ao espelho não critique nem se ridicularize, em vez disso, abra a mente e foque-se no que realmente quer!


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Crumble de Legumes


INGREDIENTES
Couve coração 1/2 (ou uma se for pequena)
Cenouras 2
Alho francês 1 talo
Cebola grande 1
Dentes de alho 3
Espinafres 2 chávenas + 1/2 chávena
Vinho branco 1/2 copo
Queijo ralado 2 chávenas
pão ralado com espinafres e alho (2 pães de mistura da véspera) 2 chávenas
Farinha 1 colher de sopa
Azeite q.b.
Leite q.b.
Sal e pimenta preta q.b.

PREPARAÇÃO
Numa frigideira colocar um fundo de azeite, a cebola laminada e dois dentes de alho picados.
Deixar alourar e juntar a couve e a cenoura partidas em juliana. Deixar saltear um pouco e juntar o alho francês, mexer e refrescar com o vinho branco. Temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar uns 15 minutos em lume médio. Se estiver com pouco líquido juntar um pouco de água.
Entretanto ligar o forno nos 180º C.
Prove os legumes e, se já estiverem al dente, junte uma colher de sopa bem cheia de farinha. Envolva bem e junte leite aos poucos. Mexa até estar tudo bem envolvido e cremoso, uma espécie de béchamel.
Rectifique os temperos, retire do lume e junte duas chávenas de espinafres e uma chávena de queijo ralado, envolvendo bem. Coloque no recipiente e cubra com o pão ralado misturado com o restante queijo, para o pão ralado, rale o pão num processador de cozinha com 1/2 chávena de espinafres e um dente de alho. Leve ao forno cerca de 15 minutos até estar bem tostado.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O Feng Shui - O que é?

O Feng Shui é uma filosofia oriental que estuda a forma como a energia circula e, que nos indica métodos e técnicas para criar harmonia em diversos espaços e na nossa vida. Também nos ajuda a saber aquilo que devemos evitar, e dá-nos dicas úteis para resolver problemas e melhorar o ambiente que nos rodeia. A energia de uma casa afecta o estado de espírito de todos os que habitam nesta, por exemplo, há pessoas que se sentem
desmotivadas, sem objectivos, e não compreendem porquê. Isto pode acontecer porque alguma coisa está a impedir a energia de circular em casa, o que provoca bloqueios energéticos.
No Feng Shui existem 2 tipos de energia: o Chi é a energia positiva e o Shar é a energia negativa. Para que os ambientes sejam saudáveis, é necessário que haja equilíbrio, e que o Chi circule livremente.

Algumas dicas práticas:
- Faça com que as portas abram livremente, não deixe objectos a impedir a passagem.
- Limpe os cantos e deite fora o que estiver partido em sua casa.
- Não acumule mais do que aquilo que precisa.
- Utilize um candeeiro para iluminar um canto escuro da sua casa, e dessa forma a energia positiva aumentará.
- A televisão no quarto não traz bom Feng Shui.
Estas são apenas algumas dicas úteis de Feng Shui, existem muitas outras que podem influencia o seu estado de espírito.

A nossa casa é um prolongamento da nossa vida, portanto seguindo as orientações do Feng Shui, conseguiremos harmonizar o espaço, sem esquecer evidentemente que esta harmonização deverá também estar de acordo com o gosto pessoal.
Todas as semanas irá sair no blogue um post relacionado com esta temática, de modo a aprender esta filosofia e poder aplicar na sua casa.


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Risoto de Cogumelos


INGREDIENTES
Cogumelos porcini secos 1/2 chávena
Caldo de legumes 4 a 5 chávenas
Fios de açafrão (opcional) 1 pitada
Manteiga ou azeite 4 a 6 colheres de sopa

Cebola média picada 1
Arroz arborio ou outro arroz de grão curto 1 e 1/2 chávena
Sal e pimenta moída
Vinho branco seco ou água 1/2 chávena
Cogumelos shiitake, portobello ou Paris frescos 1 chávena
Queijo parmesão (opcional)

PREPARAÇÃO
Lave os cogumelos secos uma ou duas vezes e depois mergulhe-os em água quente até ficarem cobertos. Deixe-os assim por algumas horas.
Coloque o caldo numa panela em lume médio; adicione o açafrão.
Disponha 2 colheres de sopa de manteiga ou azeite numa panela e leve a lume médio. Quando a manteiga estiver derretida ou o azeite quente, adicione a cebola e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até amolecer, cerca de 3 a 5 minutos.
Adicione o arroz e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até estar coberto de manteiga, 2 a 3 minutos. Junte sal e pimenta q.b. e o vinho branco. Mexa e deixe o líquido evaporar. Drene os cogumelos secos e corte-os, envolva-os no arroz, com metade do líquido em que estiveram mergulhados.
Comece a adicionar o caldo de legumes, 1/2 chávena de cada vez, mexendo após cada adição. Quando o caldo tiver evaporado, adicione mais. A mistura não deve ser muito seca nem muito caldosa. Mantenha o lume médio ou médio-alto e mexa frequentemente. Entretanto, coloque a restante manteiga ou azeite numa frigideira em lume médio-alto. Quando a manteiga estiver derretida ou o azeite quente, adicione os cogumelos frescos cortados e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até estarem ligeiramente acastanhados e crocantes, cerca de 10 minutos.
Comece a provar o arroz 20 minutos depois de ter sido adicionado à panela; deve estar tenro mas com alguma crocância, Quando obter esta textura, adicione os cogumelos com a gordura em que cozinharam e cerca de 1/2 chávena de parmesão, se usar. Prove, ajuste os temperos e sirva imediatamente, colocando mais parmesão se gostar.


Fonte: Canela Moída 

sábado, 10 de janeiro de 2015

E eu?

O post de hoje, é um apelo à nossa consciência. A maioria do tempo nós estamos focados em mil e uma coisas, menos em nós. Ora veja, quer seja adepto das tecnologias, e tenha uma agenda electrónica, ou marca os seus compromissos através do telemóvel ou computador, quer seja, mais tradicional, e não dispense o papel e caneta, tendo assim, uma agenda ou caderno, quantas vezes aponta algo para si?
É normal, por isso, que com o passar do tempo, e fazer deste sistema rotina, que se sinta exausto, ansioso, irritado, doente, etc..
Na sua agenda vai aparecer compromissos de diversas ordens, como por exemplo, pagamentos de contas, questões profissionais, entre outras. 
Repare que a maioria desses compromissos diz respeito a outras pessoas e a minoria a nós próprios.
É importante que se altere estes hábitos, porque o seu "eu" é a pessoa mais importante de sua vida. 
Por isso, é fundamental, que no meio dos seus afazeres haja tempo dedicado a si, como, a pratica de exercício, consultar um médico ou terapeuta, fazer compras pessoais, assistir filmes ou séries que gostasse de ver, ler livros, passear, ir a um instituto de beleza, etc. Dependendo dos seus gostos pessoais e da sua disponibilidade, existe diversas ocupações possíveis dedicadas a si. E que no final fará toda a diferença na sua saúde e bem-estar!
Por isso nunca se esqueça, que se nós não cuidarmos de nós mesmos, dificilmente alguém vai cuidar. E com o passar do tempo a sua qualidade de vida vai começar em decréscimo. Anexado a esta situação surge a doença e o desanimo. Por isso, vá reagendar as nossas tarefas e colocar um tempo para si!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Sesta: Favorece a memória e o coração


Desengane-se quem pensa que a sesta é um simples acto de preguiça..Já que esta tem a capacidade de revigorar e fortalecer a memória.

Os efeitos benéficos da sesta foram comprovados por investigadores da universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), após testes realizados com a participação de 39 jovens saudáveis. Estes tinham que decorar cem nomes e respectivos, rostos na hora do almoço. Em seguida, alguns foram sujeitos à sesta A conclusão do estudo foi que os 20 jovens que fizeram a sesta apresentaram um desempenho 10% melhor, o que apontou para um melhor funcionamento do cérebro após a sesta.

Este resultado veio comprovar o que muitos especialistas em sono, já afirmavam, que fazer-se uma sesta com duração entre os 15-30 minutos faz bem para o corpo e para a mente.

De forma resumida, os efeitos da sesta são:

  • Fortalece a memória 
  • Diminui os riscos de ataques cardíacos
  • Aumenta a disposição e energia 
  • Aumenta a concentração, reduzindo acidentes
  • Aumenta a sua produtividade no trabalho.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Ocitocina: A hormona do AMOR!!!!



Provavelmente, a palavra "ocitocina" não lhe diz nada..Mas após ler este artigo isso pertencerá ao passado.

A ocitocina é uma hormona que tem como principal função promover as contracções uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante o período de amamentação. Contudo, para além destas funções, esta hormona possui um importante papel social, especialmente no que diz respeito ás relações entre casais
porque mantém os laços afectivos, como faz manter o interesse sexual pelo parceiro.

Com todo este perfil, a ocitocina já foi alvo de estudo por parte da Universidade de Zurique, revelando que basta um pouquinho de ocitocina no nariz de casais que estão prestes a iniciar uma discussão, para inibir a produção de cortisol, que é uma hormona produzido em resposta ao stress da discussão, deixando assim os casais mais propensos a expressarem o seu amor, em vez de desgastarem energia numa discussão.

Se houvesse ocitocina à venda, iria ser um sucesso de vendas!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O que é um Abcesso?

Um abcesso é uma acumulação localizada de um fluido espesso, branco, amarelado ou verdoso, conhecida como pus, rodeada por um tecido avermelhado.
É o resultado da resposta inflamatória do organismo a um corpo estranho ou a uma infecção bacteriana, viral, parasitária ou fúngica. Um abcesso costuma drenar espontaneamente e resolve-se quando o pus é eliminado. As zonas do organismo mais frequentemente afectadas por abcessos são a cara, axilas, os braços, as pernas, o recto, as glândulas sebáceas e a mama durante a amamentação.


Descrição:
A maior parte dos abcessos são sépticos, o que significa que são consequência de uma infecção. Produzem-se quando os glóbulos brancos do sangue (leucócitos) se acumulam em resposta a uma infecção. Produzem substâncias oxidantes (por exemplo, o radical superóxido) e enzimas que digerem os germes invasores, que podem ser bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Os agentes infecciosos costumam destruir-se e transformar-se em pequenas porções, que são transportadas ao longo do sistema circulatório e eliminadas do organismo. Durante este processo as enzimas também podem digerir parte dos tecidos corporais para além dos agentes infecciosos. O líquido resultante desta digestão é o pus, que contem, os restos dos agentes infecciosos, o tecido, os glóbulos brancos sanguíneos e as enzimas.
Um abcesso estéril é o que não é produzido por uma infecção. É provocado por substâncias irritantes, como corpos estranhos ou medicamentos injectados e fármacos que não foram totalmente absorvidos. Costuma curar-se transformando-se em tecido cicatricial.
Os tipos mais frequentes de abcessos são os seguintes:

  •  Furúnculos e tumores. As glândulas sebáceas e a pele superficial são os pontos habitualmente infectados.
  • Abcesso dental. É um abcesso que se desenvolve ao longo da raiz de um dente.
  • Abcesso pilonidal. As pessoas que têm uma deficiência congénita que produz uma mínima depressão da pele justamente por cima do ânus podem sofrer a contaminação desta abertura pelas bactérias fecais, o que dá origem a uma infecção e ao consequente abcesso.
  • Abcesso retrofaríngeo, parafaríngeo e periamigdalar. Como resultado de infecções da garganta, como a amigdalite, e as bactérias invadem os tecidos mais profundos da garganta e podem causar abcessos perifaríngeos ou periamigdalares. Um abcesso faríngeo é consequência de germes que são transportados pelo sangue e não tanto da disseminação directa a partir de uma amigdalite. Estes abcessos podem dificultar a deglutição e inclusive a respiração.
  • Abcesso pulmonar. Durante ou depois de uma pneumonia pode produzir-se um abcesso no pulmão como complicação da mesma.
  • Abcesso hepático. Bactérias, parasitas ou amibas provenientes do intestino podem disseminar-se através do sangue e alcançar o fígado, onde produzem abcessos.
  •  Abcessos do psoas. Pode produzir-se um abcesso no músculo psoas sempre que uma infecção se dissemina a partir do apêndice, do intestino grosso ou então das trompas de Falópio.
Causas e Sintomas:Existem muitos agentes diferentes que podem produzir abcessos. Nos situados directamente por baixo da pele, o germe mais frequente é uma bactéria piogénica (formada de pus) chamada estafilococo dourado. Os abcessos costumam ser produzidos por microrganismos que habitam perto das estruturas que infectam. Por exemplo, os existentes em volta do ânus podem ser causados por qualquer das numerosas bactérias que se encontram no intestino grosso. Os abcessos cerebrais e os abcessos hepáticos são originados por bactérias, amibas e fungos que são capazes de chegar a estes lugares através da circulação sanguínea.
Os sintomas de um abcesso são os sintomas gerais de uma inflamação. Os que identificam os abcessos superficiais incluem calor, vermelhidão, inflamação e dor na zona afectada. Os abcessos noutros lugares podem provocar apenas sintomas gerais, como febre e mal-estar. Um abcesso estéril manifesta-se como uma tumoração profunda e dolorosa situada na zona de uma injecção. Uma infecção grave pode desencadear febre, fadiga, perda de peso e calafrios. Os abcessos recorrentes podem indicar alergias não diagnosticadas ou mau funcionamento do sistema imunitário.

Diagnóstico:
Para diagnosticar um abcesso, faz-se uma exploração física geral e uma história clínica pormenorizada do doente. Uma doença recente ou crónica ou uma disfunção de um órgão sugerem a localização de um abcesso. Dor e sensibilidade na exploração física são frequentes. Também pode existir drenagem espontânea de pus através de um tracto ou canal denominado fístula, que faz comunicar um abcesso profundo situado em qualquer tecido corporal com a superfície da pele.

Tratamento:
O tratamento passa pela aplicação de hidroterapia, para alivio dos sintomas, mas também através da fitoterapia, bem como da homeopatia. Dependendo do caso, também poderá ser recomendada a utilização de acupunctura para o tratamento da dor.
Devo ainda salientar, a importância, nestes casos, das vitaminas A e C e do zinco que são úteis como nutrientes para favorecer a cura de um abcesso.



Prevenção:As infecções que se tratam precocemente com calor, se são superficiais, ou com antibióticos, se são profundas, costumam resolver-se sem a formação de um abcesso. Para evitar as infecções é aconselhável realizar uma limpeza e uma lavagem cuidadosa das feridas abertas, especialmente das mordeduras e picadas.