sábado, 22 de novembro de 2014

Receitas com...Abacate


Após ter publicado no blog os efeitos terapêuticos do abacate, alguns leitores questionaram me em relação ao uso do abacate na confecção de pratos.
Pois bem, aqui vão duas receitas simples e fáceis de executar com abacate. Ambas são receitas saudáveis que alimentam o nosso físico e nutrem a nossa mente. 
Espero que gostem...

Salada Grega com Frango e Abacate
Ingredientes:

  • 500g de frango (sobras)
  • 2 alfaces
  • 2 tomates
  • 2 cebolinhas
  • 2 abacates maduros
  • 3 colheres de sopa de sumo de limão
  • 200g de queijo feta
  • ½ colher de chá de orégãos secos
  • 5 colhers de sopa de azeite extra-virgem
  • salsa e pimenta q.b.
  • azeitonas q.b.
Preparação:
Desfie-e a carne do frango. 
Lave a alface e seque as folhas, em seguida, corte-a em pequenos pedaços. 
Corte os tomates em gomos e as cebolas em rodelas finas. 
Corte os abacates ao meio longitudinalmente, retire o caroço e descasque. 
Corte-o transversalmente em fatias, e esprema por cima, sumo de limão. Esfarele o queijo feta com os dedos e adicione os oregãos. 
Lave a salsa e reserve.
Misture os 3 colheres de sopa de sumo de limão com o azeite de oliva, sal e pimenta. 
Numa tigela grande, misture o frango, alface, tomate e cebola, em seguida, os abacates (com cuidado, para não partirem). 
Tempere com sal e pimenta, em seguida, espalhe por cima o queijo feta, azeitonas e a salsa, e regue com o restante do molho. 
Esprema mais um pouco de o sumo de limão por cima, e sirva. 


Salada de abacate com camarão

Ingredientes:
1 abacate médio cortado em cubos
300 gramas de camarão cozido
1 tomate médio picado sem sementes
3 cebolas picadas
2 colheres de sopa de sementes de abóbora picada
1 dente de alho grande esmagado
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de coentro picado
1 colher de sopa de hortelã fresca picada
Folhas de alface e de rúcula
Sal e pimenta para temperar
Preparação:
Misture  todos os ingredientes, excepto a alface e rúcula. Deixe arrefecer e sirva por cima das folhas de alface e de rúcula.

domingo, 16 de novembro de 2014

O 1º passo para ter Saúde é...DESINTOXICAR O ORGANISMO!

A importância da desintoxicação e eliminação orgânica

O nosso metabolismo fornece às células e órgãos a energia necessária ao seu funcionamento permitindo, simultaneamente a expulsão dos resíduos e toxinas daí resultantes. Se esta eliminação não é feita quotidianamente os resíduos e toxinas acumulam-se nas células e tecidos provocando diversas perturbações. 
E as doenças podem ser a consequência final de um organismo intoxicado.

Desintoxicar, limpar e depurar o organismo é a primeira iniciativa para regenerar o corpo, conquistar a saúde e eliminar os “vários quilos de resíduos e toxinas” que se acumulam no nosso intestino.

A obstrução do intestino por resíduos pode vir a ser um problema grave e poucas são as pessoas que estão conscientes que carregam uma quantidade enorme desses resíduos no intestino.

Pensa-se que os nossos problemas têm outras causas e não existe uma preocupação suficientemente alertada em relação aos resíduos que afectam continuamente todas as células e tecidos do nosso organismo. Os resíduos existentes no intestino podem infiltrar-se na corrente sanguínea percorrendo todas as partes do corpo. Assim, a nossa qualidade de vida pode ser dirigida a partir do intestino.

Consumimos por ano à volta de 3,75 litros de pesticidas, 5 quilos de aditivos químicos alimentares e inalamos 2 gramas de poluição sólida. Sem contar com todos os erros alimentares e a vida sedentária que favorece também a acumulação de toxinas no organismo.

Dia após dia, resíduos e toxinas resultantes da alimentação, stress, poluição, podem obstruir o intestino que perde a sua eficácia. O corpo inteiro submete-se a uma intoxicação progressiva que pode por em perigo a saúde global de cada individuo e, com efeito essa obstrução pode ser responsável por numerosas patologias visando diversas regiões do corpo, entre elas as vias digestivas, as vias urinárias, as vias respiratórias, a pele, o sistema nervoso, etc. O intestino limpo recupera então o seu melhor funcionamento. A imunidade natural é estimulada e o processo de assimilação/eliminação reequilibra-se. A harmonia interna é restaurada e por essa razão há melhoria da saúde global do indivíduo.

Quem precisa de desintoxicar e limpar o organismo? Todos aqueles que tenham um ou vários dos seguintes problemas:

- Excesso de gordura acumulada especialmente na parte inferior do corpo.
- Prisão de ventre, flatulência e ventre dilatado, hemorróidas
- Peso a mais
- Problemas de colesterol
- Problemas hepáticos
- Mau funcionamento dos órgãos de eliminação: rins, intestino, pele e pulmões
- Problemas endócrinos
- Celulite e retenção de líquidos
- Olhos inchados e mau hálito matinal
- Enxaquecas e naúseas
- Problemas digestivos
- Fatiga crónica e perturbações do sono
- Má alimentação
- Uso de medicação química
- Stress e ansiedade
-...

Ou seja, TODOS NÓS, devido aos dias que decorrem necessitamos de realizar uma desintoxicação, no mínimo, 1 vez por ano.
A desintoxicação vai dar suporte ao organismo, eliminando toxinas, que acabam por desgastar e impedir o bom funcionamento orgânico. E agora, está a pensar, "eu nunca fiz uma desintoxicação". Pois, neste momento o seu organismo tem toxinas acumuladas sabe se lá desde quando... Com isto quero dizer, que na maioria das vezes, aqueles sintomas que se queixa, já são sinais que o corpo vos dão deste mesmo problema. E quero ainda afirmar, que é desta forma, que nascem diversas doenças, desde as mais simples até as mais temíveis. 
Brevemente irei também publicar um artigo sobre a desintoxicação mental, que também tem grande importância. Porque não há corpo saudável, sem que haja uma mente sã.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

10 dicas de Beleza com...Abacate

1. Máscara facial

Lave bem o rosto com sabonete neutro. Num recipiente, junte a polpa de meio abacate com um iogurte natural e misture bem até formar uma pasta. Aplique no rosto todo e deixe agir por 20 minutos. Finalmente, enxague bem em água corrente. Desde a primeira aplicação ela remove as células mortas e restaura o brilho da sua pele.
2. Hidratante corporal
Os óleos naturais do abacate penetram profundamente na pele, funcionando como um potente hidratante para peles secas. Basta amassá-lo bem até formar um creme e espalhar na área desejada, deixar por 10 a 15 minutos e lavar em água morna.

3. Efeito anti-olheiras

As olheiras podem ser um pesadelo na vida de qualquer mulher! Então, que tal se livrar destas através de um tratamento caseiro de abacate com aveia? O abacate revigora a pele, descongestiona os vasos capilares e ajuda a melhorar o aspeto da pele. Enquanto que a aveia tem a capacidade de acalmar e suavizar o tom das olheiras. Basta apenas juntar três colheres de aveia a meio abacate amassado e misture bem até formar uma pasta. Como rosto limpo, aplique na região ao redor dos olhos e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois, lave o rosto com água corrente. Para melhores resultados, aplique a máscara diariamente.

4. Creme para estrias

A mistura de abacate com a planta Aloé vera pode ser um ótimo tratamento caseiro para suavizar estrias. Isto porque ambos oferecem flexibilidade à pele. Deve-se juntar meio abacate, num pouco de gel de Aloé e uma colher de óleo de amêndoas. Bata tudo até obter uma mistura homogênea. Aplique a máscara sobre os locais onde deseja suavizar as estrias massageando suavemente. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxague bem.

5. Redutor de rugas

O abacate é uma ótima opção para quem quer manter a pele sempre jovem sem gastar fortunas com cosméticos e sem massacrar a pele com produtos que acabam por ainda desgastar mais a mesma. O abacate é rico em vitaminas A e E, e estes são componentes que estimulam o colagénio e conferem um aspeto saudável à pele. Visto que também é rico em antioxidantes, uma boa máscara com o abacate ajuda a suavizar linhas de expressão, pés de galinha e outras marcas do envelhecimento. Basta cortar a polpa do abacate em pedaços, amassá-lo bem e misturar com soro fisiológico até formar um creme homogêneo. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxague bem com água morna.

6. Condicionador capilar

O abacate é ótimo para deixar o cabelo hidratado e brilhante. Deve-se Amassar um abacate com água até formar uma massa. Aplique nos cabelos húmidos e penteie para espalhar a mistura. Deixe agir durante 15 minutos e enxague bem com água fria.

7. Queimaduras solares

Para aliviar a dor e o desconforto das queimaduras provocadas pelo sol, deve utilizar o abacate! Basta amassar a polpa e aplicá-la diariamente no local da queimadura.

8. Contra poros abertos

Para evitar os poros abertos no rosto, misture meio abacate a uma colher de mel e aplique sobre o rosto por 30 minutos. Depois, enxague com água morna. Como o mel é rico em vitaminas, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, como manchas, rugas e flacidez.

9. Manchas e cicatrizes

O abacate pode ajudar a atenuar manchas e cicatrizes. Faça uma massa com a polpa do abacate maduro e friccione no local. Deixe agir por 10 minutos e lave a região com água fria. Repita o tratamento diariamente.
10. Máscara capilar suave

Esta máscara de cabelo com abacate é perfeita para deixar o seu cabelo mais brilhante e suave. Pode ser aplicada em todos os tipos de cabelo. Vai precisar de 1 abacate maduro, 1 gema de ovo, 1/2 colher de chá de azeite extra virgem e uma touca descartável.
Misture a polpa de abacate maduro, a gema de ovo e o azeite num recipiente, até ficar uma papa homogénea. Aplique esta mistura no cabelo seco. Comece pelas raízes e espalhe até às pontas, massajando bem o couro cabeludo com movimentos circulares para que entranhe bem. Coloque uma touca descartável e deixe atuar durante cerca de 30 minutos. Após o tempo de repouso, enxague o cabelo com água limpa morna e lave o cabelo com o seu champô e condicionador habitual.


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Dossier de fitoterapia: Abacateiro

Nome em latim: persea gratíssima gaertn
Distribuição geográfica: Originária da América Central, é cultivada nas regiões tropicais da África e América;
Partes utilizadas: Frutos. Contudo, na América latina também se utilizam as folhas e o óleo das sementes;

Constituintes:
·         Fruto: 40% de óleo gordo com 80% de glicéridos de ácidos gordos insaturados. Na parte não saponificável encontram-se fitosteróis, hidrocarbonetos, carotenóides, sais minerais (fósforo e ferro), vitaminas do complexo B, aminoácidos, entre outros.
·    Óleo da semente: óleo fixo com % elevadas de glicéridos e ácidos insaturados, insaponificável e corantes;
·         Folhas: óleo essencial, aminoácidos, flavonóides, glúcidos, taninos, sais minerais e um constituinte amargo;
     
    Principais indicações terapêuticas: os óleos são usados para evitar o envelhecimento da pele e em inflamações cutâneas (eczemas secos, ictiose, etc.) e, de forma geral, em tratamentos cosméticos. As folhas são usadas em casos de diarreias inespecíficas e, externamente, em inflações orogaríngeas;
   
.   Justificação terapêutica: Do fruto extrai-se um óleo cuja composição é semelhante do obtido das sementes. Os óleos são usados como protetores e regeneradores da pele em muitos cosméticos. O insaponificável destes óleos é usado, também, como fonte de pró-vitaminas solúveis nos óleos. A nível da derme, tem efeito regenerador ao proteger as proteases e as colagenases tecidulares. As folhas pelo óleo essencial têm ação antimicrobiana e, pelos taninos, são adstringentes;

    Contra-indicações: A ingestão dos frutos pode originar crises hipertensas se usado com inibidores da monoaminoxidase devido á existência de aminas no fruto. O insaponificável não deve ser tomado pelas grávidas por poder estimular o útero. Não é recomendável a associação com a varfarina pela possível diminuição da sua ação;

      Efeitos secundários e toxicidade: Não são conhecidos;

   Precauções: Recomenda-se evitar a prescrição de preparações com folhas em dose superior a 10g por dia.

      Formas de administração:
·         Uso interno: infusão – 5g de folhas para 1 chávena, 1 a 2 vezes por dia
                      insaponificável – 100 mg por dia
·         Uso externo: óleo de abacate puro ou a 10% em massagens

Outras aplicações:

Uso interno:
·         Infusão: 4 a 5 folhas grandes de abacateiro para um litro de água ferver. Deixa-se em infusão 10 minutos e toma-se uma chávena 4 vezes ao dia.
·         Decocção: 10 sementes esmagadas, ferver até formar uma pasta ligeira. Filtre e tome meia chávena 3 vezes ao dia.

Uso externo:
·         Cataplasma: Faz-se uma decocção de sementes e aplica-se todos os dias sobre a pele na zona afectada.
·         Óleo de abacate: aplica-se em fricção para amaciar a pele, ou sobre o couro cabeludo, para diminuir e prevenir a queda de cabelo.

Observações:
  •  Aumenta o “bom” colesterol (HDL) e diminui o “mau” colesterol (LDL);
  • Tem acção dilatadora sobre os vasos sanguíneos e bloqueia numerosos agentes cancerígenos;
  •  O óleo de abacate combate reumatismos;
  • O chá da folha de abacate é diurético e ajuda a eliminar cálculos renais e gases intestinais. Também são digestivas e regulam a menstruação. Combatem infecções na garganta, rouquidão e tosse. Facilita o processo da digestão, é rico em fósforo, sendo indicado para a formação óssea e dentes e bom para recuperar a fadiga matinal;
  • Indicado em casos de anemias, devido às propriedades antianémicas que possui;
  • O óleo de abacate elimina a caspa, fortalece o cabelo e detém a progressão da calvície, e ainda, alimenta e embeleza a pele.
  • Pediatria A polpa do fruto é um bom alimento para bebés a iniciarem os alimentos sólidos;

   
Receitas:
·     O caroço tostado e moído combate a diarreia e a disenteria;
·     O pó do caroço moído e misturado com uma bebida vegetal ajuda a resolver problemas renais;
Tratamento para o colesterol: 
Corte ao meio uma pêra abacate e tire-lhe a semente. Esprema o sumo de meio limão para a zona onde estava a semente e guarde no frigorífico uma noite. No dia seguinte, em jejum, coma, com uma colher, a parte da polpa que esteve em contacto com o sumo e beba o sumo. Coloque mais sumo de limão na polpa que resta e repita a operação diariamente até não haver mais polpa. Nessa altura, faça o mesmo procedimento na outra metade. Meça o colesterol depois de comer três peças de pêra abacate;

Diversas aplicações medicinais:
Afta -Mastigar folhas tenras de abacateiro. Bem lavadas.
Amigdalite - Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro. Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito.
Bronquite - Chá morno das folhas do abacateiro. O efeito é melhor quando se torna esse chá às colheradas misturado com própolis. Duas a quatro chávenas por dia.
Cansaço - Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes. Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel.
Digestão, distúrbios da - Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atônica.
Dor-de -cabeça - Compressas mornas com o chá das folhas à cabeça. Convém também tomar este chá.
Tosse - Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel.
Verminoses - Lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado; acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.

Estudos:
Em estudos in vitro, o totum vegetal do abacate (conjunto dos seus constituintes fitoquímicos) inibe o crescimento e estimula a apoptose de células tumorais, como concluíram os Seminars in Cancer Biology em 2007;



Vários estudos realizados durante a década de 90 confirmaram a eficácia do abacate na redução do colesterol, triglicéridos e glicemia. Segundo um estudo publicado em 2002 no Journal of Cosmetic Science, a pêra abacate aplicada externamente diminui a inflamação provocada pelos raios UVB;

Poderosos Antibióticos Naturais